quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Document


Quando uma grande banda resolve se retirar, muita gente fica inconsolável. Eu, particularmente, acho uma arte para poucos saber o momento certo de dizer adeus. Melhor se aposentar com dignidade que cair no ridículo. 

Deve ter sido o que pensou o R.E.M. quando anunciou sua saída de cena no ano passado. Os últimos discos do grupo já não eram aquela beleza que um dia foram, mas eles nunca chegaram a pisar feio na bola.

 O melhor do R.E.M. se encontra na produção dos anos 80, quando gravaram pela independente I.R.S., mas há canções inesquecíveis em todos os trabalhos subseqüentes. 

Os discos a seguir são os meus cinco preferidos dessa grande banda americana.


1 – Document (1987): o disco que rompeu a barreira entre o underground e o grande público. Um clássico absoluto.


2 – Lifes Reach Pageant (1986): trabalho de transição, com o grupo aprimorando suas habilidades pop e preparando a grande invasão que viria a seguir.


3 – Automatic For The People (1992): só por ter Everybody Hurts este disco já merece lugar de destaque em qualquer coleção. Tão bom que o próprio grupo teria dificuldade em fazer novamente música com essa relevância.


4 – Green (1988): o primeiro disco lançado por uma grande gravadora, é um trabalho que casa as raízes folk e roqueiras do R.E.M. em grande estilo.


5 – Out Of Time (1991): é aqui que eles se tornaram realmente gigantes. Culpa de Losing My Religion, uma canção capaz de tocar em rádios alternativas e nas Antenas Um da vida. A melhor música, no entanto, é a fantástica Country Feedback, uma das preferidas do vocalista Michael Stipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário