terça-feira, 20 de novembro de 2012

Verdade Uma Ilusão

Gosto muito de Marisa Monte. Mas não pelos motivos pelos quais a maioria das pessoas gosta.

Não acho que ela seja uma “diva” e nem mesmo acho que ela pode ser equiparada às grandes vozes femininas de nossa música.

Para mim o grande encanto de Marisa está justamente em sua postura anti-diva e, sobretudo, em sua habilidade ímpar de fazer música popular sem ofender nossa já tão atacada sensibilidade. Principalmente depois que deixou de emular a Gal Costa da década de 1970, MM passou a fazer uma música romântica que milagrosamente escapa da breguice.

De certa forma, ela faz hoje o que Roberto Carlos fazia nos anos 70. É por isso que suas canções aparecem de forma tão confortável em trilhas sonoras de novelas e em rádios populares. Seu mais recente disco, O Que Você Quer Saber de Verdade, é o melhor exemplo disso.

Não à toa, muita gente achou que MM “embregou” de vez. Não à toa, duas das músicas enfeitaram cenas românticas em folhetins globais. E não à toa, também, o disco faz muito sucesso em meu cd player.

O show que o divulga é supimpa, uma beleza não apenas musical, mas um espetáculo visual belíssimo, em que projeções iluminam cada canção e que, com certeza, deve render um DVD num futuro próximo.

Se esse é o caminho que Marisa seguirá, é difícil prever. Depois de tribalismos, sambas e divinas cafonices, só dá para dizer que essa mulher é um presente dos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário